quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alergia provocada por fragâncias



Fragâncias ou essências são substânicias químicas presentes na composição de cosméticos e produtos para a pele.
Existem em torno de 5000 diferentes substâncias químicas presentes nesses produtos e em um único produto pode-se encontrar mais de 300.Esse fato dificulta a vida do alérgico/atópico, porque ele nunca sabe qual substância pode induzí-lo à uma reação alérgica. Os fabricantes guardam as fórmulas como segredos (são protegidas por lei) e nos rótulos nunca estão discrimindas as especificações necessárias, impossível portanto, desvendar qual fragância ou perfume pode causar alergias.
O órgão normativo da especialidade, a ASBAI, está lutando junto à ANVISA para obrigar os fabricantes dos vários produtos brasileiros que levam fragâncias rotularem os ingredientes por completo, facilitando assim a vida do alérgico.



A reação alérgica a perfumes e fragâncias apresenta-se geralmente sob a forma de dermatite ou eczema de contato. Aparece vermelhidão na pele, coceira intensa e surgimento de lesões variadas. A maioria das reações a cosméticos é causada por irritação da pele. Menos de 10% é efetivamente causada por uma alergia.



Fragrâncias e perfumes têm o poder de provocar irritação nas vias respiratórias humanas e por isso podem causar agravamento de alergias respiratórias em pessoas sensíveis. Como exemplos: olhos avermelhados, lacrimejando, piora da rinite e da asma, dor de cabeça, desconforto respiratório.
É importante lembrar que uma alergia não surge da primeira vez em que se usa um produto. Por exemplo, você adora um perfume, usa sempre e de uma hora para outra, começam a surgir coceira e lesões na sua pele. Pronto, desenvolveu alergia!



Principais substâncias causadoras de alergias contidas em perfumes e fragrâncias:
- Aldeído cinâmico
- Álcool cinâmico
- Álcool alfa-amil cinâmico
- Geraniol
- Eugenol
- Isoeugenol
-Oak moss absoluto
- hidroxicitronelal


Muitas dessas informações foram obtidas no Blog da Alergia (blogdalergia@gmail.com).