quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Crianças nascidas no outono têm mais chances de serem alérgicas

Durante a gestação, na primavera, o feto fica mais exposto ao pólen típico da estação.

Bebês concebidos no final do inverno ou no começo da primavera são mais suscetíveis a desenvolverem doenças alérgicas. Isso porque ao completar 11 semanas de gestação, o feto, que começa só então a desenvolver seus anticorpos, fica exposto a altos níveis de pólen, típicos dessa estação do ano. Os riscos são maiores quando os níveis de vitamina D da mãe estão abaixo da média. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Epidemiology and Community Health.
Dos quase 6.000 recém nascidos estudados, 11% daqueles gerados entre o inverno e a primavera apresentavam mais chances de ter algum tipo de alergia alimentar – como a leites e ovos. Hoje, estima-se que aproximadamente 7% dos bebês com menos de três anos tenham algum tipo de alergia alimentar, embora apenas uma minoria tem problemas severos.
Mas, a alergia alimentar também pode ser vista em crianças até os quatro anos. Quando o parâmetro do estudo aumentou apenas em um ano, 18% das crianças tiveram um resultado positivo para esse tipo de alergia. “Pesquisas como essa estão aumentando nossa compreensão de como o sistema imunológico da criança se desenvolve dentro do útero e em seus primeiros anos de vida. Assim, há a possibilidade de surgirem novos tratamentos para a alergia”, diz Elaine Vickers, médica da instituição britânica Asthma UK.
 
Fonte: http://veja.abril.com.br/

sábado, 2 de outubro de 2010

Sétimo Sentido

Esta postagem vai para a Carol Figueiredo.

Estava uma médica certa vez em seu  consultório explicando para uma assustada mãe o que significa ser alérgico, quando o seu filho de 10 anos de idade, que aparentemente não estava prestando atenção, a interrompeu e disse:

- Sabe, doutora, já entendi o que é ser alérgico. É como o menino do filme “Sexto sentido”. A diferença é que ele via gente morta, o que ninguém vê. Pois então, os alérgicos também “vêem” o que ninguém vê: esse tal de ácaro! Então é fácil entender o que é ser alérgico:
E, após uma pequena pausa, finalizou.

- Alérgico é quem tem no nariz o “sétimo sentido”."

Retirado do Blog da Alergia do dia 30/09/2010